Leonor e a escola

Estamos de véspera.

É amanhã que esta miúda inicia o 3º ano. Já sabemos que é o mais exigente, mas ela começa com as certezas de que será um ano mais feliz e estável!

Foi difícil a decisão de a manter na escola, e de não ter o Xavier a crescer com ela.

É mesmo difícil ser mãe nestas alturas, porque são decisões tão importantes. Por mim, andariam sempre juntos, fosse qual fosse a escola.

Mas são 4 filhos, o que põe de parte a possibilidade de estarem todos juntos num colégio particular (única maneira de os ter juntos).

Vai correr bem, penso todos os dias, sem me sentir ansiosa mas com o peso da responsabilidade de tudo isto. A Leonor, que já é uma miúda que gosta tanto de ajudar em casa, e tem um sentido enorme de responsabilidade, também vai reagir bem a que exista um espaço que é só dela, onde não tem que se preocupar com os manos: a escola.

Está feliz e orienta os manos nas arrumações, nas mochilas e no material. Ja abriu todos os livros com o Xavier e lhe explicou como funciona a rotina da escola. Orgulho gigante nela :)

Escolheu a sua mochila de princesas e está radiante. Sim, vamos cedendo nas coisas que os miúdos adoram, eu gosto mais de outro estilo, mas neste caso tento respeitar o que eles preferem. Escolheu no Continente onde aproveitamos as promoções, mesmo no final da hora :)

Vamos lá, Leonor?
















5 comentários:

  1. Desculpe Catarina, mas porque não pôs o Xavier na mesma escola da Leonor? É uma escola excelente, das melhores da cidade, como bem sabe. Não tenho nada a ver com isso :) mas é pura curiosidade, já que falou no assunto. Os meninos são lindos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLÁ S!
      Talvez não tenha tido oportunidade de ler o post que escrevi sobre esse assunto..
      http://www.ties.pt/2017/06/escolas-escolas.html

      Eliminar
    2. Catarina, tinha lido na altura e reli agora. Como acabou por manter a Leonor na escola e até recuperaram o primeiro professor - que bom! -, pensei que acabasse por optar pela mesma solução para o Xavier. É verdade que os filhos não são todos iguais, e certamente que ponderou muito bem antes de fazer essa opção, mas não é garantido que o acompanhamento seja maior ou mais atencioso no privado. O que é garantido é que é mais estável ao nível dos professores, isso sim, caso as finanças do colégio estejam de boa saúde, porque se não estiverem também não. Boa sorte e bom ano lectivo para todos!

      Eliminar
  2. S. Prende se precisamente na estabilidade dos professores a nossa decisão.
    As particularidades dos nossos filhos conhecemo las nós, e muito bem, e também me cabe a mim proteger um pouco os meus filhos e não expor a sua intimidade.
    É uma decisão muito legitima, e nada tem que ver com a qualidade do ensino, mas sim a estabilidade dos meus filhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Catarina, dos nossos filhos sabemos nós e obviamente que é uma decisão legítima e certamente ponderada, mas uma vez que tem um blogue que vive da vossa vida, em particular da imagem e quotidiano das suas crianças, é natural que, quando é a própria Catarina a falar do assunto, se suscite curiosidade sobre isso, ou não? E é natural que, sobretudo quando se conhece as escolas e a zona em questão, se questione porque colocou uma filha numa escola e, mantendo-a lá este ano, não fez a mesma opção para o segundo. Ao Xavier desejo que o ensino seja pelo menos tão bom como na escola do Bairro de São Miguel e a todos as maiores felicidades :)

      Eliminar